Morest - Engenharia e Consultoria | Avaliação Técnica de Projetos é inserida no rol de serviços da MOREST
Morest Engenharia e Consultoria. Calculando a essência dos seus projetos.
morest, engenheiro civil; cálculo estrutural; projetos estruturais; projetos executivos; estrutura metálica; arquitetura; engenharia; obras; reforma; construção; edifício; pré-moldado; pré-fabricado; concreto armado; reforço estrutural; condomínios; construtoras; pontes; passarelas; concreto; autovistoria; síndico profissional; gerenciamento de obra;
16944
single,single-post,postid-16944,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive
 

Avaliação Técnica de Projetos é inserida no rol de serviços da MOREST

NOTICIA_SITE

01 mar Avaliação Técnica de Projetos é inserida no rol de serviços da MOREST

Avaliação Técnica de Projetos – ATP

Por Aline Sá

               No início deste ano a MOREST Engenharia e Consultoria, devido à crescente demanda de seus clientes, implementou a Avaliação Técnica de Projetos – ATP, que engloba os serviços realizados antes, durante e/ou após a execução da obra visando a auxiliar empreendedores, arquitetos e construtores no cumprimento da Seção 5 da ABNT NBR 6118:2014, principalmente no que se refere ao item 5.3 – Avaliação da conformidade do projeto. Este item torna obrigatória a avaliação por profissional habilitado, independente e diferente do projetista, requerida e contratada pelo contratante, e registrada em documento específico, o qual acompanhará a documentação do projeto.

          Essa norma passou a exigir certificação para todos os projetos de estruturas de concreto, amplamente utilizadas em obras públicas, de acesso ao público e para fins comerciais. A devida obediência aos requisitos nela estabelecidos garante segurança, economia e durabilidade da estrutura, pois a avaliação e aprovação de cada etapa do projeto otimiza recursos e potencializa a resistência estrutural. Presente nas Recomendações para a atividade de avaliação técnica de projetos de estruturas de concreto, da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – ABECE, a ABNT NBR 6118:2014 estabelece critérios sobre estruturação, durabilidade e mecanismos de envelhecimento e deterioração.

            Para a realização da avaliação técnica de projeto, deve ser selecionado um avaliador técnico habilitado e qualificado para a devida e completa execução de todas as exigências das normas brasileiras e, na ausência destas, normas internacionais devem ser cumpridas para assegurar a construção, conservação e manutenção estrutural, em conformidade com padrões de segurança, economicidade e aspectos técnicos. Assim, reduzem-se o risco de acidentes e possíveis gastos com manutenções de emergência. Vale ressaltar que o projeto continua sob responsabilidade técnica do Projetista Estrutural.

           De acordo com Wilian dos Santos Morais, fundador e presidente da empresa, é importante a execução da avaliação técnica de projetos, e essa consciência está crescendo entre os clientes, o que aumenta a demanda:

           - Ainda vemos uma resistência dos construtores e incorporadores para solicitar esse tipo de serviço, mas acreditamos que, em breve, será consenso de todos a avaliação técnica de Projetos. Com a demanda surgindo em função do aumento da conscientização dos nossos clientes, vemos que esse serviço está em expansão. Possuímos profissionais qualificados em nossa equipe e que nos dão a segurança de avaliar projetos dando ao cliente final a segurança de um projeto sem erros estruturais.

             A MOREST possui, em seu portfólio, projetos submetidos à avaliação, os quais são analisados por outros engenheiros estruturais. Essa troca de experiências e soluções permite uma consolidação da qualidade dos trabalhos, pois segundo Wilian, “os mesmos não saem sem uma avaliação rigorosa de dimensionamento e detalhamento. Agora, com a avaliação externa, compartilhamos a responsabilidade com outros engenheiros estruturais”.

                A ATP deve ser realizada em prol da redução dos custos, uma vez que a mesma representa economia um custo reduzido e maior segurança quando comparada a possíveis retificações posteriores. Devido à escassez de profissionais para este tipo de serviço, selecionar um profissional habilitado e pertencente ao quadro de uma empresa como a MOREST evita erros e, desta forma, conflitos e acidentes.

Gostou da notícia? Cadastre-se para receber a newsletter da MOREST

Sem comentários

Poste um comentário